Sobre o CadÚnico

Conteúdo retirado e refenciado no Site da Caixa - aqui, link direto para a publicação.

Informação e conhecimento é fundamental para se buscar um direito, um serviço; é fundamental para saber o que se procura e onde se deve ir para conseguir usufruir desse direito. O CadÚnico é um caminho mito importante atualmente que dá acesso à diferentes Programas, Serviços e Benefícios Sociais.

O que é o CadÚnico?
É o nome dado ao Cadastro Único do Governo Federal. Este cadastro tem objetivo de identificar e conhecer as famílias brasileiras de baixa renda.
Fonte: http://mds.gov.br/central-de-conteudo/selos-e-marcas/marca_cadastro.jpg
Neste cadastro são registradas informações sobre as famílias brasileiras que estão em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os dados agrupados formam a base para estatísticas e indicadores para elaboração de políticas públicas com objetivo de trazer melhores condições de vida para estas famílias.

Quem deve se inscrever no CadÚnico?
Famílias de baixa renda, com salário de:
-Até meio salário mínimo por pessoa; ou
-Até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

----- QUAIS OS PROGRAMAS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS QUE O CADÚNICO DÁ ACESSO ÀS PESSOAS CADASTRADAS? CLIQUE AQUI E SAIBA!------

Como posso me inscrever no CadÚnico? O que devo fazer?

Se a família se enquadra nos critérios de renda acima informado, mas ainda não está inscrita no Cadastro Único, ela pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Para o cadastramento é importante:

- Ter uma pessoa responsável pela família, de preferência mulher, que faça parte da família, que more na mesma casa e tenha pelo menos 16 anos, para que responda às perguntas do cadastro. O responsável pela família deve ter ou CPF ou Título de Eleitor.

- Levar um comprovante de residência: conta de água, ou conta de luz. Não é obrigatório a apresentação do comprovante de residência, mas ela ajuda no preenchimento do endereço.

Exceção: em caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos que serão listados. Não é obrigatório que seja o CPF ou o Título de Eleitor, no caso de famílias indígenas e quilombolas. Deve apresentar pelo menos 1 (um) documento de cada pessoa da família:

– Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento;
– CPF;
– Carteira de Identidade (RG);
– Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
– Carteira de Trabalho; ou
– Título de Eleitor.

Importante: SEMPRE ATUALIZAR O CADASTRO!
APÓS O CADASTRO É NECESSÁRIO MANTER OS DADOS SEMPRE ATUALIZADOS!

Se houver alguma mudança na Família é necessário informar ao CRAS para atualizar o cadastro. Por exemplo:

​Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho,mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.​

----- QUAIS OS PROGRAMAS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS QUE O CADÚNICO DÁ ACESSO ÀS PESSOAS CADASTRADAS? CLIQUE AQUI E SAIBA!------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Teve alguma Dúvida?
Gostaria de deixar alguma sugestão para o Blog?

Indique sugestões de temas para posts do blog!
Aqui é o seu espaço! Dê sua opinião!

Agradeço sua participação!

Juliana Roque.